Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudo longitudinal sobre qualidade e equidade no ensino fundamental brasileiro: GERES 2005

2008; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 16; Issue: 61 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362008000400008

ISSN

1809-4465

Autores

Creso Franco, Nigel Brooke, Fátima Alvés,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo apresenta o relato do desenho metodológico do "Estudo longitudinal sobre qualidade e eficácia no ensino fundamental brasileiro: GERES 2005". O GERES ainda está em desenvolvimento e sua principal característica é o acompanhamento de uma mesma amostra de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental ao longo de quatro anos. Cinco cidades participam do estudo, a saber: Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Campinas (SP) e Campo Grande (MS). O estudo começou em 2005 e envolve a aplicação de testes cognitivos em Leitura e em Matemática, bem como questionários contextuais para alunos, professores e diretores das escolas participantes. A Teoria de Resposta ao Item Paramétrica tem sido utilizada com o propósito de equalização das escalas para os diferentes níveis de escolarização (anos ou seus equivalentes), de modo que seja possível obter uma curva de crescimento da proficiência ao longo do tempo para cada aluno observado. O GERES tem como objetivo central investigar quais práticas pedagógicas e condições escolares contribuem para a promoção da eficácia e da eqüidade escolar, tendo como principal abordagem analítica a utilização de modelos multiníveis.

Referência(s)