Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Projeto Córdoba: fronteira em movimento

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 10; Issue: 16 Linguagem: Português

10.5007/1807-0221.2013v10n16p7

ISSN

1807-0221

Autores

Danuza Meneghello, Camilo Buss Araújo, Fabíola Teixeira Ferreira, Rodolfo Pantel, Tomás Figueiredo Fontan, Lara Lodi da Silva,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Era época de comemorações pelos 500 anos do “descobrimento” e colonização da América, espaço temporal de uma massiva expropriação das riquezas de nosso continente. Para registrar a data, desde 1989 que duas instituições federais de ensino trabalhavam com o objetivo de aproximar dois países, Brasil e Argentina. A ideia, superar desconfianças, divergências, e construir um novo paradigma no sentido de viabilizar uma América Latina possível. Juntos, criar um novo patamar de desenvolvimento social, cultural, educacional. Possibilitar que estudantes e professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina e da Escuela Superior de Comercio Manuel Belgrano da Universidad Nacional de Córdoba/Argentina trocassem experiências educacionais e culturais, criando um espaço permanente para pensar a nuestra América. Nosso projeto se contrapõe ao projeto pensado de integração pelo viés comercial, proposto pelo Mercosul. O Acordo de Cooperação entre Brasil e Argentina tem por objetivo a troca de experiências na área científico-pedagógica e o intercâmbio de estudantes, docentes e técnico-administrativos, aprofundando o estreitamento de relações culturais, desvendando elementos integradores e o senso de latino-americanidade. No ano de 1992, através de um processo coletivo e multidisciplinar, conseguimos escrever um documento firmando princípios que consideramos fundamentais para selar esse Acordo de Cooperação. E é desde então que o Projeto Córdoba, como nos denominamos, consiste em um projeto de intercâmbio acadêmico-cultural entre estudantes e professores, que objetiva a troca de experiências, o viver entre os povos de forma integrada, solidária e complementar, respeitando suas individualidades e convivendo com suas (des)semelhanças. É a integração em movimento.

Referência(s)