Artigo Acesso aberto Produção Nacional

As histórias e culturas indígenas e as afro-brasileiras nas aulas de matemática

2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-46982009000200008

ISSN

1982-6621

Autores

Wanderleya Nara Gonçalves Costa,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Inicialmente, é evidenciada a necessidade de implementação da Lei 11.645/08, que torna obrigatória a abordagem escolar das histórias e das culturas negras e indígenas. Em seguida, defende-se que: ressaltar tais culturas e histórias não implica vê-las fechadas em si mesmas; não é necessário estabelecer oposição frontal entre brancos, negros e índios; importa evidenciar o silenciado, os mecanismos de dominação e de exploração entre os grupos humanos e dissolver nossas certezas para que, ao descobrirmos outros significados, desconstruamos nossas percepções e categorizações, tornando-nos mais capazes de abordar tais histórias e culturas. Restringindo a discussão para a área de Educação Matemática, esses tópicos são, então, discutidos a partir dos referenciais da Etnomatemática, da História Cultural e dos Estudos do Imaginário. Finalmente, nesse contexto, é apresentado um breve estudo do maracatu para sugerir aos professores algumas possibilidades de ação.

Referência(s)