Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Políticas de esporte escolar e a construção social do currículo de educação física

2011; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1980-65742011000300005

ISSN

1980-6574

Autores

Álvaro Rego Millen Neto, Alexandre da Costa Ferreira, António Jorge Gonçalves Soares,

Tópico(s)

Physical Education and Pedagogy

Resumo

O estudo descreve e analisa como os Jogos Estudantis influenciam a construção social do currículo de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Também localiza os discursos (ideologias) veiculados com a participação da escola nesses eventos. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas com os professores envolvidos e observações etnográficas das oficinas esportivas e dos jogos. Os resultados permitem considerar que o discurso do rendimento esportivo contribui para a legitimação da educação física na escola investigada e também para o reconhecimento da excelência da própria escola. Outrossim, as ações pedagógicas concentram-se nos resultados e não na formação de todos os alunos.

Referência(s)