
Os anéis da serpente: a aprendizagem baseada em problemas e as sociedades de controle
2009; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA; Volume: 14; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1413-81232009000400024
ISSN1678-4561
AutoresRodrigo Siqueira‐Batista, Romulo Siqueira-Batista,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoA premente necessidade de transformar a educação médica brasileira - objetivando formar um profissional mais capaz de dar respostas aos principais problemas de saúde da população - tem aberto perspectivas para a utilização de novas metodologias de ensino-aprendizagem. Neste âmbito, vem se destacando a aprendizagem baseada em problemas (ABP), modalidade de estruturação curricular que tem sido adotada em diferentes instituições de ensino, possuindo, como principais características, a possibilidade de fomentar (1) a aprendizagem significativa, (2) a indissociabilidade entre teoria e prática, (3) o respeito à autonomia do estudante, (4) o trabalho em pequeno grupo, (5) a educação permanente e (6) a avaliação formativa. A despeito de sua indiscutível posição de vanguarda, a ABP pode ser compreendida como uma forma para o exercício do poder no contexto de um nascente modus de organização social: as sociedades de controle. Discutir esta questão é o escopo do presente artigo.
Referência(s)