Artigo Acesso aberto Revisado por pares

DADOS ORGÂNICOS: UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA

2012; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 3; Linguagem: Português

10.15628/holos.2012.737

ISSN

1807-1600

Autores

Hiale Yane Silva de Souza, Celyna Káritas Oliveira da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Atualmente, os jogos didáticos vêm ganhando espaço nas salas de aula, onde professores utilizam essa ferramenta com a meta de complementar seus recursos educativos e tornar a aula mais dinâmica e interativa, não apenas como uma forma de transmissão de conhecimento, mas também como compartilhamento deste. Portanto, este artigo tem como objetivos propor um jogo didático para o Ensino de Química na temática nomenclatura das funções orgânicas, assim como relatar a experiência de aplicação desse subsídio nas escolas do Ensino Médio em Natal, Rio Grande do Norte. Após a aplicação do jogo durante as aulas, foram observados aspectos como motivação e interesse dos alunos em descobrir a nomenclatura dos compostos formados. Logo, tem-se que essa proposta teve seus objetivos atingidos, concluindo-se que o jogo pode ser uma excelente alternativa auxiliar/complementar no Ensino de Química.

Referência(s)