Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática

2013; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 18; Issue: 52 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782013000100010

ISSN

1809-449X

Autores

Celina Tenreiro-Vieira, Rui Marques Vieira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

É hoje amplamente defendida uma educação em ciências e em matemática, numa perspectiva de literacia, que habilite cada um a contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos e um ambiente sustentável para as gerações atuais e futuras. Nessa linha, em conjugação com o facto de o pensamento crítico emergir como proeminente e estreitamente ligado à literacia científica e matemática, o presente artigo centra-se em estudos desenvolvidos pelos autores com a finalidade de conferir clareza e inteligibilidade a esse campo, estabelecendo um referencial que possa ser usado para orientar a formação de professores e a educação em ciências e em matemática das crianças e jovens. O referencial aqui apresentado configura-se como um suporte à construção de ideias claras acerca de literacia científica, literacia matemática e pensamento crítico, passíveis de serem congruentemente plasmadas no desenvolvimento de materiais didáticos e de práticas pedagógico-didáticas intencional e fundamentadamente orientadas para o promover da literacia crítica dos alunos.

Referência(s)