Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As disputas em torno do ensino primário rural (São Paulo, 1931-1947)

2014; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 18; Issue: 43 Linguagem: Português

10.1590/s2236-34592014000200002

ISSN

2236-3459

Autores

Rosa Fátima de Souza, Virgínia Pereira da Silva de Ávila,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

O objetivo deste texto é reconstituir o debate em torno do ensino primário rural no Estado de São Paulo, examinando as representações dos educadores veiculadas na imprensa periódica educacional e as iniciativas políticas empreendidas pelo poder público. A análise recai, em primeiro lugar, nos problemas e soluções para o ensino primário rural aventado por diferentes educadores. Em seguida, examinamos as concepções contrastantes dos defensores da ruralização do ensino e dos partidários da escola comum. Na sequência, ressaltamos as discussões sobre a formação dos professores primários rurais e, por último, analisamos as iniciativas levadas a termo pelos governos do Estado de São Paulo para a educação primária rural no período delimitado para este estudo.

Referência(s)