Artigo Acesso aberto

Relações raciais em livros didáticos de Língua Portuguesa

2005; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 26 Linguagem: Português

10.1590/0104-4060.4746

ISSN

1984-0411

Autores

Paulo Vinícius Baptista da Silva,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Na tese se efetuou analise dos discursos sobre os segmentos raciais negros e brancos em livros didaticos de Lingua Portuguesa para a quarta serie do ensino fundamental,publicados entre 1975 e 2004. A analise foi produzida nos contextos interpretativos da teoria da ideologia (Thompson, 1995)e dos estudos contemporâneo sobre discursos racistas. Alem disso, manteve-se corno foco os possiveis impactos da movimentacao em torno do tema na producao de discurso racista em livros didaticos de Lingua Portuguesa, procurando apreender permanencias e mudancas dos discursos no periodo considerado, adotando, para tanto, urna perspectiva diacronica. Foi adotada a proposta metodologica de Hermeneutica de Profundidade/HP(Thompson, 1995), envolvendo tres etapas. A primeira foi a analise socio-historica,tendo como objetivo analisar os contextos especificos e socialmente estruturados nos quais as formas simbolicas foram produzidas e reproduzidas.A segunda, a analise formal ou discursiva, consistiu na analise interna as proprias formas simbolicas, a qual buscou-se integrar tecnicas de analise de conteudo. A terceira, a interpretacao/reinterpretacao da ideologia, operacao de sintese que buscou articular os resultados das fases anteriores. Para a analise quantitativa foi analisada uma amostra de 252 unidades de leitura, retiradas de 33 livros didaticos de Lingua Portuguesa para a 4a serie do ensino fundamental, nas quais foram observados 1372 personagens nos textos e 650 personagens nas ilustracoes. Foram tambem analisados 120 personagens observados nas ilustracoes das capas dos 33 livros. A analise do contexto de producao dos livros didaticos de Lingua Portuguesa e a analise formal permitiram desenvolver a tese de que, a despeito de toda a movimentacao no campo de producao dos livros didaticos,de o tema racismo nos livros didaticos ter participado da agenda das politicas educacionais brasileiras, das avaliacoes promovidas pelo Ministerio da Educacao/MEC, o livro didatico continuou produzindo e veiculando discurso racista. Os livros didaticos de Lingua Portuguesa apresentaram modificacoes apos o inicio do ciclo de avaliacoes do Programa Nacional do Livro Didatico/PNLD, mas continuaram produzindo e veiculando discurso que universaliza a condicao do branco, tratando-o corno representante da especie, naturaliza a dominacao branca e estabelece os personagens brancos corno interlocutores potenciais dos textos, estigmatiza personagem negro, situando-o como out-group,mantendo-o circunscrito a determinadas tematicas e espacos sociais e reafirma tendencia a passifizacao dos personagens negros, mantidos como dependentes, sem acesso a fala e com menor possibilidade de acao nas tramas. Na conclusao, refletimos sobre as limitadas possibilidades de mudancas no discurso veiculado pelos livros didaticos de Lingua Portuguesa, que amiude reproduz discurso racista produzido em outros meios, particularmente na literatura infanto-juvenil, na literatura e na midia escrita

Referência(s)