
MATEMÁTICA FINANCEIRA: um alicerce para o exercício da cidadania
2012; Taylor & Francis; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.3738/nucleus.v9i1.698
ISSN1949-1034
AutoresPaulo C. Duarte, Diego Sales Viana, Eliezer Marcos Tassote, Marcus Vinícius Dias,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoEste artigo disserta sobre a abordagem da matematica financeira ao longo do curriculo escolar, discutindo e refletindo sobre a importância do tema e a forma como ele e tratado no ensino medio. Atraves de uma Pesquisa Bibliografica, baseando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em livros que abordam o tema citado, analisa-se a Matematica Financeira, procurando compreender o modo como ela e trabalhada em sala de aula e como os professores de matematica procuram contextualiza-la com assuntos cotidianos, visando criar perante o aluno a ligacao com o seu dia a dia, enfatizando tambem a necessidade de, atraves da matematica financeira, trabalhar conceitos de cidadania. Sao feitas, por fim, algumas analises de livros didaticos indicados por professores da rede publica de Pouso Alegre- MG, para compreender a abordagem adotada do tema em questao.
Referência(s)