
Telecommuting: o paradigma de um novo estilo de trabalho
2000; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 40; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0034-75902000000300012
ISSN2178-938X
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoINTRODU˙ˆOA busca de melhor aproveita-mento do espaco fisico da empre-sa, impulsionada por constantesmudancas do mercado de trabalho,fez com que se abrisse a necessi-dade de estudos que minimizassem,em um curto espaco de tempo, asnecessidades de se realizar a mes-ma quantidade de trabalho em umespaco fisico menor, obtendo umaqualidade superior a atual, com oaumento crescente da motivacao doempregado.Essa nova postura colocara asempresas que a adotarem em desta-que perante a nova realidade domercado mundial, que exige, cadavez mais, precos competitivos e agi-lidade para a resolucao de proble-mas em curto espaco de tempo.As vantagens dessa alternativade trabalho devem ser ressaltadastanto para o empregador como parao empregado. Deve-se incentivartambem a adocao desse projeto pi-loto por parte dos funcionarios, que-brando-se barreiras e mitos, taiscomo a perda do emprego, a falta decontato com os colegas de trabalho,o “esquecimento”, por parte da ge-rencia, na hora das promocoes, etc.O conceito de telecommutingO telecommuting redefine o tra-dicional entendimento sobre espacode trabalho. Atualmente, as organi-zacoes estao se focando em novosvalores, tais como inovacoes, satis-facao, responsabilidades, resultadose ambiente de trabalho familiar. Aalternativa oferecida pelo tele-commuting complementa esses prin-cipios e oferece flexibilidade a pa-troes e empregados. E um conceitonovo que, a cada dia, ganha maisforca ao redor do mundo. Grandesempresas escolheram o trabalho detelecommuting pelas facilidades queele gera para o empregador.A implantacao do telecommutingdetermina regras para se trabalhar
Referência(s)