
Representações sociais de profissionais de unidades de pronto atendimento sobre o serviço móvel de urgência
2011; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 20; Issue: spe Linguagem: Português
10.1590/s0104-07072011000500020
ISSN1980-265X
AutoresMeiriele Tavares Araújo, Marília Alves, Maria Flávia Gazzinelli, Thais Batista da Rocha,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoEste artigo objetivou analisar as representações sociais dos profissionais de saúde das Unidades de Pronto Atendimento sobre Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, utilizando Teoria das Representações Sociais e Teoria do Núcleo Central. Foram sujeitos 274 profissionais, de quatro Unidades de Pronto Atendimento de Belo Horizonte-MG, sendo os dados coletados por meio de questionário. No núcleo central, os termos emergência, etilista, rapidez, resgate, transporte e urgência refletem uma visão positiva e funcional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Na primeira periferia, as palavras "casos graves" e "trauma" reforçam esse núcleo. Na terceira periferia, agilidade, atendimento, conflito, equipe despreparada, pré-hospitalar e salvar vidas revelam tensões e conflitos existentes. Na segunda periferia, habilidade, humanização, precária e regulação mostram o serviço como hábil, humanizador e, ao mesmo tempo, precário e falho na regulação. Conclui-se que as representações sociais desse serviço, embora em maior parte, positivas, possuem aspectos que afetam as práticas e o funcionamento desse serviço.
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