
Educação como ato responsável: a formação de professores de linguagens à luz da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin
2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 53; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0103-18132014000100002
ISSN2175-764X
AutoresPaula Tatianne Carréra Szundy,
Tópico(s)Russian Literature and Bakhtin Studies
ResumoPartindo do pressuposto de que uma formação responsiva às demandas educacionais da contemporaneidade deve se voltar para educação linguística de professores de todas as áreas do conhecimento, capacitando-os a navegar por práticas de letramento cada vez mais inter e indisciplinares, pretendo, neste artigo, desencadear a discussão sobre as características de uma educação e formação responsável com base nas minhas respostas às leituras de textos do Círculo de Bakhtin inscritas na singularidade do meu existir-evento como professora, formadora e pesquisadora. Para tal, relaciono a concepção de educação responsável e responsiva aos conceitos de ato responsável, responsividade, dialogismo, ideologia, palavra autoritária e internamente persuasiva. Busco, por fim, alinhavar com as concepções do Círculo os diálogos travados em um existir-evento concreto: o projeto Práticas de linguagem em diferentes áreas do conhecimento na escola pública (PLIEP).
Referência(s)