
Análise das ocorrências das lesões no trânsito e fatores relacionados segundo resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Brasil, 2008
2011; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA; Volume: 16; Issue: 9 Linguagem: Português
10.1590/s1413-81232011001000005
ISSN1678-4561
AutoresDéborah Carvalho Malta, Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas, Regina Tomie Ivata Bernal, Marta Maria Alves da Silva, Cimar Azeredo Pereira, Maria Cecília de Souza Minayo, Otaliba Libânio de Morais Neto,
Tópico(s)Occupational Health and Safety Research
ResumoO objetivo foi descrever as estimativas de ocorrência de lesões decorrentes do trânsito e os fatores relacionados à população brasileira a partir dos dados obtidos na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Trata-se de amostra probabilística em três estágios: municípios, setores censitários e domicílios. Foram entrevistadas 391.868 pessoas. As variáveis acidente de trânsito (AT) e uso de cinto de segurança foram descritas segundo dados sociodemográficos e de região de residência. Calcularam-se as proporções, intervalos de confiança de 95%, teste c2 e valor de p. 2,5% (IC95% 2,4-2,6) da população relataram a ocorrência de AT, com maior acometimento da população masculina (3,5%; IC95%: 3,4-3,6), jovens (4,4%; IC95%: 4,2-4,6) e residentes da região Centro-Oeste (3,3%; IC95%: 3,0-3,6). Os AT predominaram entre condutores ou ocupantes de automóveis/vans (53,9%) e de motocicletas (30,1%), seguidos de ciclistas (7,6%) e pedestres (5,2%). O uso de cinto de segurança dianteiro foi relatado por 73,2% (IC95%: 72,2-74,2) e o cinto traseiro por 37,4% (IC95% 36.6-38,2). O AT determinou o afastamento das atividades habituais em 30,7% dos acometidos. A magnitude das lesões no trânsito justifica avançar em medidas preventivas e legislativas para a redução dos eventos.
Referência(s)