Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O pensamento criativo de Paul Klee: arte e música na constituição da Teoria da Forma

2010; Escola de Música da UFMG; Issue: 21 Linguagem: Português

10.1590/s1517-75992010000100002

ISSN

2317-6377

Autores

Rosana Costa Ramalho de Castro,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Estudo sobre a Teoria da Forma concebida no início do século XX pelo artista plástico Paul Klee e publicado no livro O Pensamento Criativo (KLEE, 1920). A Teoria da Forma de Paul Klee é uma demonstração do pensamento artístico que adota pressupostos formais, previamente estabelecidos para resultar na prática da representação artística. Klee identificou as relações formais entre a música e as artes visuais, apresentando conexões entre a linha melódica e a linha no desenho; o ritmo e as seqüências de módulos e sub-módulos; os tempos dos compassos e as divisões da pintura; a métrica da música e a modulação da forma e da cor nas artes visuais. Klee também apresentou suas experiências com superposição de cores e texturas para representar visualmente a polifonia. A Teoria da Forma de Paul Klee é um exemplo de estudo que pressupõe modelos formais para a elaboração artística e projetual.

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