Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cultura das séries: forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade

2014; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 14; Issue: 27 Linguagem: Português

10.1590/1982-25542014115810

ISSN

1982-2553

Autores

Marcel Vieira Barreto Silva,

Tópico(s)

Media, Gender, and Advertising

Resumo

Nos últimos anos aumentou o interesse acadêmico em torno das séries de televisão, especialmente - mas não somente -, as de origem norte-americana. Há toda uma literatura recente que avalia a presença das séries de TV em diversas matrizes nacionais (EUA, Itália, França, Reino Unido, etc.), analisando a produção, circulação e recepção dos programas. Neste artigo, vamos propor a existência de uma cultura das séries, a partir de três condições centrais: a sofisticação das formas narrativas, o contexto tecnológico que permite uma ampla circulação digital (online ou não) e os novos modos de consumo, participação e crítica textual. Com isso, as séries fomentam interesses que não se restringem ao envolvimento de comunidades de fãs com obras específicas, mas também indicam a formação de um repertório histórico em torno desses programas, de uma telefilia transnacional, de uma cultura das séries.

Referência(s)