O Desenho-Projeto e seu Avesso nas Poltronas de Luiz Henrique Schwanke
2011; Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Inglês
10.5433/rdi.v1i9.134
ISSN2237-9126
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoResumo Este artigo aborda uma serie de desenhos do artista catarinense Luiz Henrique Schwanke feitos de 1978 a 1980. Os desenhos figuram poltronas de maneira naturalista e referenciam, atraves de seus titulos, obras de arte renascentistas, barrocas e neoclassicas. A serie foi pensada a partir da discussao teorica sobre o desenho no seculo XVI com o historiador da arte Giorgio Vasari e contemporaneamente com o critico Agnaldo Farias, por meio da relacao entre o desenho como projeto e o desenho criador de mundos. Sao utilizados os escritos do proprio artista, alem de cartas, reportagens e artigos publicados sobre seus trabalhos. Sao feitas relacoes com obras de Joseph Kosuth, Julio Gonzalez e Tamara Andrade. Conclui-se que o artista se utiliza do desenho naturalista para acessar um trabalho conceitual realizado pelo espectador; e que seu trabalho reconcilia desenho de projeto com o desenho inventivo, representacao e criacao conceitual. Palavras-chave: Desenho; arte conceitual; historia da arte. Abstract This article deal with a serie of drawings by Luiz Henrique Schwanke, an artist from Santa Catarina. It was made since 1978 to 1980. The drawings are armchairs in a naturalistic way, and it refers to works of renaissance, baroque and neoclassical work of art through their titles. The though about this serie begins with the theoretical discussion about the drawing in the sixteenth century with the art historian Giorgio Vasari and nowadays with the critic Agnaldo Farias, through the relationship between drawing as project and drawing that create worlds. There are writings of the artist himself that are used, as well as letters, reports and articles of his work. Relationships are made with works by Joseph Kosuth, Julio Conzalez and Tamara Andrade. This article concludes that the artist uses the naturalistic drawing to acess a conceptual work done by the viewer, and that his work reconciles drawing project with the inventive drawing, representation and conceptual creation. Keywords: Drawing; concept art; art history.
Referência(s)