Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Regulação educativa na América Latina: repercussões sobre a identidade dos trabalhadores docentes

2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Issue: 44 Linguagem: Português

10.1590/s0102-46982006000200011

ISSN

1982-6621

Autores

Dalila Andrade Oliveira,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O artigo discutirá algumas conseqüências que a nova regulação educativa na América Latina tem tido sobre o trabalho docente, sobretudo, as que se referem às relações de trabalho ou profissionalização e às relativas à identidade docente. Consideramos que a América Latina, a partir dos anos 1990, passou a viver um processo de reformas educacionais que estão inseridas em um contexto de reformas mais amplas ao nível do Estado, e que tais processos resultaram em uma nova regulação educativa. Essa nova regulação traz significativas mudanças à gestão escolar e, por conseguinte, às condições de trabalho nas escolas, o que tem resultado em reestruturação do trabalho docente. As discussões aqui trazidas são resultados de pesquisas realizadas no contexto brasileiro, integradas a investigações em outras realidades nacionais na América Latina.

Referência(s)