Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As políticas públicas de saúde – SUS - como referência para o processo ensino-aprendizagem do enfermeiro

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5216/ree.v12i3.11144

ISSN

1518-1944

Autores

Roselma Lucchese, Ivânia Vêra, Wilza Rocha Pereira,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i3.11144Diante do desafio posto para as Instituições de Ensino Superior em saúde para formar profissionais competentes para atuar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) o objetivo deste artigo foi discutir o SUS como referência no processo de formação do enfermeiro, articulando com as Diretrizes Curriculares em Enfermagem (DCN/ENF). Utilizamos como referência recentes estudos que apontam para as potencialidades e fragilidades dos cursos de graduação neste processo de construção e aproximação. A articulação dos setores de educação com o da saúde é essencial para o alcance das mudanças na gestão e nas práticas de saúde. A partir de reais experiências e, em meio a desafios e entraves na prática educacional e da saúde, levantamos avaliações e posicionamentos que re-orientam os caminhos/instrumentos a serem pensados e utilizados na superação do distanciamento da formação do enfermeiro com a sua prática na SUS. Concluímos que tanto educadores, gestores e profissionais estão desafiados diante da necessidade do saber inovador das práticas pedagógicas articuladas com as diretrizes do SUS, que historicamente apresentam fatos assincrônicos; da diversidade de cenários de prática e da avaliação e recondução contínua da formação. Descritores: Pessoal de Saúde; Educação em Enfermagem; Políticas Públicas de Saúde; Programas de Graduação em Enfermagem.

Referência(s)