Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ilusão enunciativa na canção

2014; Escola de Música da UFMG; Issue: 29 Linguagem: Português

10.1590/s1517-75992014000100005

ISSN

2317-6377

Autores

Luiz Tatit,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Destacam-se neste trabalho as decorrências enunciativas da inevitável presença da fala na linguagem da canção. Ao conceber uma letra, o compositor não apenas propõe um conteúdo, mas também as unidades entoativas (modos de dizer) que figurativizam a melodia e lhe atribuem um valor oral. São essas entoações que fazem do intérprete o foco de toda canção. Além das marcas enunciativas da letra, que muitas vezes já definem um "eu" lírico, as modulações da voz completam para o ouvinte a sensação de que os sentimentos descritos nos versos são vivenciados aqui e agora pelo cantor. Os exemplos aqui citados provêm do repertório brasileiro.

Referência(s)