
O ensino de Ciências Naturais e cidadania sob a ótica de professores inseridos no programa de aceleração de aprendizagem da EJA - Educação de Jovens e Adultos
2005; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132005000300006
ISSN1980-850X
AutoresPatrícia Oliveira Santos, Josiane dos Santos Bispo, Maria Luiza Rodrigues de A. Omena,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente estudo teve como objetivo conhecer as concepções dos professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos - no aspecto referente à interface ensino Ciências Naturais e cidadania. Serviu ainda para identificar as principais dificuldades encontradas na prática desses docentes para a formação de alunos-cidadãos, assim como revelar a atual situação do ensino de Ciências Naturais no referido programa. Para tanto, foram entrevistados 19 professores que lecionam a disciplina Ciências Naturais nas turmas de 5ª a 8ª série, inseridas no Programa de Aceleração de Aprendizagem da EJA, em escolas públicas municipais de Aracaju, SE. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista semi-estruturada e a análise de documentos, com enfoque qualitativo.
Referência(s)