Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ensino de Ciências Naturais e cidadania sob a ótica de professores inseridos no programa de aceleração de aprendizagem da EJA - Educação de Jovens e Adultos

2005; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132005000300006

ISSN

1980-850X

Autores

Patrícia Oliveira Santos, Josiane dos Santos Bispo, Maria Luiza Rodrigues de A. Omena,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente estudo teve como objetivo conhecer as concepções dos professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos - no aspecto referente à interface ensino Ciências Naturais e cidadania. Serviu ainda para identificar as principais dificuldades encontradas na prática desses docentes para a formação de alunos-cidadãos, assim como revelar a atual situação do ensino de Ciências Naturais no referido programa. Para tanto, foram entrevistados 19 professores que lecionam a disciplina Ciências Naturais nas turmas de 5ª a 8ª série, inseridas no Programa de Aceleração de Aprendizagem da EJA, em escolas públicas municipais de Aracaju, SE. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista semi-estruturada e a análise de documentos, com enfoque qualitativo.

Referência(s)