
I Congresso Nacional de Psicologia - Ciência e Profissão: O que tem sido feito na Psicologia Educacional
2003; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572003000200003
ISSN2175-3539
AutoresAcácia Aparecida Angeli dos Santos, Katya Luciane de Oliveira, Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly, Adriana Cristina Boulhoça Suehiro,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste trabalho objetivou analisar a produção científica em psicologia educacional apresentada em 304 painéis no I Congresso Brasileiro de Psicologia, Ciência e Profissão. A análise baseou-se em alguns critérios da metaciência, a saber, temática, autoria, modalidade, discurso e análise de dados, descritos nos resumos apresentados nos anais do congresso. Os resultados indicaram que houve uma diversificação das temáticas, com a maioria dos trabalhos incluídos numa categoria não prevista pela organização do congresso (Outros) para a área de Escola/Educação. A produção foi predominantemente feminina e de múltipla autoria. Quanto ao discurso, verificou-se que os resumos apresentaram um bom nível de elaboração, contendo os tópicos essenciais. Houve predominância de relatos de pesquisa em relação às outras categorias e a análise dos resumos desta modalidade mostrou que a maioria apresentava todos os itens necessários ao discurso científico. A análise qualitativa dos dados foi a forma de tratamento mais utilizada nos resumos avaliados.
Referência(s)