Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência

2014; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 23; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0104-12902014000400028

ISSN

1984-0470

Autores

Cristina Maria Maués da Costa, Herleis Maria de Almeida Chagas, Thelma Simões Matsukura, Gislene Inoue Vieira, Elaine Cristina Marqueze, Carolina Gutiérrez López, Isis Raquel Ghelardi, Ana Maria Cavalcanti Lefèvre, Fernando Lefèvre,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Este artigo relata uma experiência de aprendizagem ocorrida durante uma disciplina de pós-graduação na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, na qual os alunos puderam vivenciar a prática de uma estratégia metodológica de análise de discurso. Para tanto, um grupo de trabalho de alunos desenvolveu um projeto com o objetivo de identificar as expectativas de pós-graduandos acerca da contribuição do curso nas práticas profissionais. Realizou-se a coleta e análise dos discursos de 21 sujeitos. Foram apresentadas perguntas sobre o tema e as respostas foram coletadas com auxílio do software QLQT; elas foram analisadas manualmente segundo a estratégia metodológica do discurso do sujeito coletivo. Os resultados indicam que, de maneira geral, os sujeitos que cursam pós-graduação na área da saúde acreditam que ela influi positivamente em suas práticas profissionais.

Referência(s)