Artigo Acesso aberto

Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1984-63982007000200006

ISSN

1984-6398

Autores

Ana Maria Ferreira Barcelos,

Tópico(s)

Linguistic Education and Pedagogy

Resumo

O objetivo deste artigo é tecer considerações e reflexões a respeito da mudança de crenças de alunos e de professores sobre ensino e aprendizagem de línguas em Lingüística Aplicada. Para isso, primeiro discorro brevemente sobre o conceito de crenças sobre aprendizagem e ensino de línguas e as tendências mais recentes na sua pesquisa. Em seguida, discuto o conceito de mudança e os fatores relacionados a esse conceito, tais como contexto e ação. Em terceiro lugar, focalizo mais especificamente a mudança de crenças, respondendo às seguintes perguntas: (a) o que é mudança?; (b) é possível mudar as crenças?; c) como? e (d) quais fatores favorecem ou dificultam a mudança de crenças? Concluo com implicações para ensino e aprendizagem e para a pesquisa sobre (mudança das) crenças de ensino e aprendizagem de línguas.

Referência(s)