
A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional
2008; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132008000200006
ISSN1980-850X
AutoresMarcilene Cristina Gomes-Maluf, Aguinaldo Robinson de Souza,
Tópico(s)Film in Education and Therapy
ResumoEste artigo apresenta uma reflexão sobre a inserção da ficção científica no ensino de Ciências, no qual buscamos identificar como a ficção científica incorpora elementos na estrutura conceitual dos educandos partindo do pressuposto de que teria um papel de desencadeadora e/ou organizadora da aprendizagem. O filme "Jurassic Park" foi estudado como constitutivo do conhecimento, transmutando o ficcional no real/racional, possibilitando a organização hierárquica dos conceitos, acrescendo novos elementos na estrutura conceitual dos educandos e atuando, também, na mediação do conhecimento - ora organizando, ora desencadeando.
Referência(s)