Artigo Acesso aberto

A Rede Nacional de Ensino de Terapia Ocupacional (RENETO)

2006; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.11606/issn.2238-6149.v17i3pi-i

ISSN

2238-6149

Autores

Elisabete Ferreira Mângia, Marta Carvalho de Almeida,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Em 29 de setembro de 2005, durante o IX Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional realizado em Recife-Pernambuco, aconteceu a primeira assembleia geral da Rede Nacional de Ensino de Terapia Ocupacional (RENETO), formalizando, assim, a criacao da primeira associacao de ensino em Terapia Ocupacional no Brasil. A associacao nasceu da vontade dos docentes de terapia ocupacional, que se organizam em foruns especificos desde 1986, de poder contar com mais um instrumento de acao politica que atue decisivamente no cenario da formacao profissional, com base nos anseios coletivos. De acordo com seu estatuto, a RENETO tem como objetivo central atuar no campo do ensino em Terapia Ocupacional, congregando docentes e instituicoes de ensino, profissionais que atuam na area do ensino, alem da Executiva Nacional de estudantes de Terapia Ocupacional. Como objetivos especificos a RENETO pretende fomentar o debate sobre o ensino em Terapia Ocupacional, contextualizado na Politica Nacional de Educacao Superior e promover intercâmbios e colaboracao com entidades governamentais, e nao governamentais, nacionais e internacionais, que atuam no campo do ensino e com profissionais e estudantes da area. Agora, com a primeira diretoria eleita durante o X Congresso Nacional de Docentes realizado na UFMG em Belo Horizonte em setembro de 2006, a associacao entra em uma fase de consolidacao, na qual se torna fundamental a adesao e participacao dos docentes da area. Dentre as iniciativas foram organizados 5 grupos de trabalho visando distribuir responsabilidades e trabalho entre os membros da atual diretoria. Sao eles: a) Politicas Publicas, que inclui a participacao da RENETO no Forum Nacional de Educacao das Profissoes na area da Saude – FNEPAS; b) Organizacao de dados sobre o perfil dos alunos e formandos de Terapia Ocupacional, visando a reflexao sobre os desafios atuais do mercado de trabalho; c) Divulgacao da Profissao, que pretende ampliar a visibilidade da Terapia Ocupacional na sociedade e nos espacos institucionais; d) Pesquisa, que visa ampliar as articulacoes com as entidades financiadoras de pesquisa, especialmente a CAPES e o CNPq, e discutir questoes ligadas a Pos-Graduacao e finalmente e) Regimento RENETO, que espera contribuir para a realizacao dos ajustes necessarios para o processo de formalizacao da Associacao. Esses grupos sao abertos a participacao de todos os integrantes da RENETO. E importante lembrar que a RENETO, antes de se tornar uma associacao, uma pessoa juridica, consolidou-se enquanto rede de comunicacao entre os docentes do pais, propiciando nao apenas a troca de informacoes, mas a agilizacao e descentralizacao dos debates fundamentais presentes no campo do ensino. Isso se deu atraves da criacao de um grupo especifico ligado a rede mundial de computadores, constituido por pessoas ligadas ao ensino de terapia ocupacional, independentemente de estarem ou nao associadas a RENETO. Porem, a atual diretoria da RENETO espera ver crescer tanto o numero de associados quanto o numero de participantes do grupo de comunicacao virtual, tambem denominado RENETO. O fortalecimento da entidade, bem como sua capacidade de agir no sentido de implementar decisoes coletivamente discutidas e elaboradas, depende da intensificacao da participacao de todos os docentes. Para ingressar no grupo virtual RENETO, deve-se acessar http://br.groups.yahoo.com/group/reneto/. E, no caso de haver interesse em se tornar um associado da entidade, e possivel comunicar-se com a diretoria atraves dos enderecos eletronicos disponibilizados no site.

Referência(s)