Palanque eletrônico em eleições locais: aspectos do acesso dos municípios ao HGPE na televisão
2004; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 22 Linguagem: Português
10.1590/s0104-44782004000100005
ISSN1678-9873
Autores Tópico(s)Media Studies and Communication
ResumoEste trabalho apresenta aspectos do acesso ao horário gratuito de propaganda eleitoral (HGPE) na televisão em eleições locais nos municípios do estado de São Paulo. Evidências empíricas comprovam a existência de dois modos distintos de fazer campanhas eleitorais locais em municípios com mesmo perfil (conforme critérios sociais, econômicos, políticos e demográficos): os eleitores do Estado de São Paulo podem ser divididos entre aqueles com acesso ao HGPE na televisão para decidir em quem votar para Prefeito de sua cidade e os que não têm acesso a tal fonte de informação política. Apesar de a capital contar com um "palanque eletrônico" para eleger o seu Prefeito desde a eleição municipal de 1985, municípios da região metropolitana de São Paulo não contam com o mesmo recurso - os eleitores de toda a região do ABCD, mais Guarulhos e Osasco, assistem na televisão à propaganda eleitoral dos candidatos da cidade de São Paulo. Este artigo apresenta resultados do levantamento "Aldeia global paulista", que procurou explicar as razões que levaram à configuração desse cenário e identifica a totalidade dos municípios com "campanha eletrônica" para Prefeito.
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