Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico

2015; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 96; Issue: 242 Linguagem: Português

10.1590/s2176-6681/3343-1291

ISSN

2176-6681

Autores

Rosineide Barbosa Xavier, Heloísa Szymanski,

Tópico(s)

Contemporary Social and Educational Issues

Resumo

Sintetiza uma pesquisa que investigou como gestores, educadores e representantes de uma comunidade da zona norte de São Paulo compreenderam diálogo a partir da experiência de construção coletiva de um projeto político-pedagógico de duas organizações educativas. Fundamentando-se em Martin Buber e Paulo Freire, realizou-se um estudo qualitativo, utilizando-se de entrevista reflexiva coletiva. Os resultados apontaram para a compreensão de diálogo como conversa, participação, silêncio, integração e construção de conhecimento. A construção coletiva do projeto político-pedagógico mostrou a vontade de dialogar e a necessidade de maior disposição para ouvir o outro, desvelando diálogo como caminho de transformação social e busca por reconhecer o valor das relações interpessoais

Referência(s)