Artigo Acesso aberto

Quando a forma importa: o efeito de configuração de mensagens na tomada de decisão

2010; Conselho Federal de Psicologia; Volume: 30; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1414-98932010000400008

ISSN

1982-3703

Autores

Leandro Miletto Tonetto, Priscila Goergen Brust, Lílian Milnitsky Stein,

Tópico(s)

Psychological and Educational Research Studies

Resumo

O presente artigo se propôs a realizar uma revisão da literatura sobre o efeito de configuração na tomada de decisão. O efeito de configuração refere-se ao achado de que as pessoas respondem de forma distinta a diferentes descrições de um mesmo problema. Para tanto, foi explorado o surgimento da teoria dos prospectos (também denominada teoria prospectiva), que deu origem aos estudos sobre o efeito de configuração, considerando as diferentes variáveis usualmente relacionadas ao referido efeito. O avanço dos estudos culminou no achado de diferentes tipos de efeito de configuração (de risco, de objetivos e de atributos), que divergem quanto a definições operacionais, padrões de resultados e teorias para a interpretação. A teoria dos prospectos, entretanto, prestar-se-ia apenas para a análise e a interpretação do referido efeito exclusivamente em um contexto de risco.

Referência(s)