Artigo Acesso aberto

Estudo do potencial de um sintetizador de voz no processo educativo de uma criança com Ataxia

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 27; Issue: 48 Linguagem: Português

10.5902/1984686x9012

ISSN

1984-686X

Autores

Ana Teresa Oliveira, António José Osório, Anabela Cruz‐Santos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X9012 Este estudo de caso analisa o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no apoio a uma criança com Ataxia, a Bia (nome fictício) incluída numa Unidade de Apoio Especializado para a educação de alunos com Multideficiência (UAEM) numa escola pública de Braga, Região Norte de Portugal. A Bia apresentava incapacidade total ao nível da oralidade e graves dificuldades na coordenação da motricidade fina. Além de uma contextualização da relação entre as necessidades educativas especiais (NEE) e as TIC, através da sua interligação, aborda-se e descreve-se a intervenção ao nível das TIC e a sua integração no currículo e na aprendizagem e de seguida relata-se este processo de integração, que teve a finalidade de lhe proporcionar produtos de apoio que assegurassem os necessários meios para promover e aumentar a sua comunicação. Palavras-chave – Inclusão, Necessidades Educativas Especiais (NEE), Ataxia, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Sintetizador de Voz.

Referência(s)