
Análise dos Impactos da Integração de Tecnologias na Formação Inicial de Professores de Matemática sobre a prática docente: um estudo de caso
2010; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Inglês
10.5753/cbie.wie.2010.1031-1040
ISSN2316-6541
AutoresGilmara Teixeira Barcelos, Liliana María Passerino, Patrícia Alejandra Behar,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoResumo: As tecnologias de informacao e comunicacao (TIC) abrem importantes possibilidades para a aprendizagem de Matematica. Para tanto, e essencial que professores em formacao sejam preparados. Nesse sentido, foi implementada a disciplina Educacao Matematica e Tecnologias (EMT) na matriz curricular da licenciatura em Matematica do Instituto Federal Federal Fluminense Campus Campos-Centro. Tendo em vista investigar o impacto das acoes realizadas na referida disciplina, na pratica docente dos egressos foi realizada uma pesquisa. Neste artigo, entre outros aspectos, apresenta-se a analise de entrevistas realizadas com os egressos que cursaram a disciplina EMT. A analise sinalizou que nao basta uma formacao inicial de boa qualidade, quanto ao uso pedagogico das TIC, para que estas sejam incorporadas, efetivamente, as praticas docentes. Abstract: Information and Communication Technologies (ICT) offer important opportunities for learning Mathematics. Therefore, it is essential that student teachers be prepared. For this reason, Mathematics Education and Technology (EMT) was included in the program of Mathematics Education at the Federal Institute. A survey was conducted in order to investigate the impact of actions taken in the course on the teaching practice of graduate students. This article presents, among other aspects, the analysis of interviews with graduates, who completed the EMT discipline. The analysis indicated that, concerning the pedagogical use of ICTs, a good quality initial training is not sufficient for the effective inclusion of these resources in teaching practices.
Referência(s)