
Proposta Pedagócias para o Ensino Médio: filogenia de animais
2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/rp.v18i2.3417
ISSN2238-8850
AutoresWelinton Ribamar Lopes, Maria Judy De Mello Ferreiro, Maria Nazaré Stevaux,
Tópico(s)Animal and Plant Science Education
ResumoResumo A Sistemática Filogenética, especialmente quando discutida no contexto da Biogeografia, causou um enorme impacto no entendimento da biodiversidade. A classificação tradicional, incoerente com uma visão evolutiva do sistema vivo, tende a ser abandonada. A despeito da ampla aceitação científica, os novos conhecimentos são adotados tardiamente na formação acadêmica em Ciências Biológicas, e no Ensino Básico. O tratamento da Biodiversidade, mantido numa visão tradicional, reforça idéias equivocadas sobre a sistematização do universo biológico. Este trabalho criou e avaliou uma nova metodologia de ensino/aprendizado, com base na Sistemática Filogenética, para o Ensino de Zoologia no Ensino Médio. O objetivo maior foi possibilitar aos alunos o entendimento do universo vivo na dinâmica do processo evolutivo, habilitando-os a perceber a sua ordem natural e aproximando-os dos métodos que permitem resgatar a história da biodiversidade. Palavras-chave: Ensino, Zoologia, Filogenia.
Referência(s)