Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Proposta Pedagócias para o Ensino Médio: filogenia de animais

2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/rp.v18i2.3417

ISSN

2238-8850

Autores

Welinton Ribamar Lopes, Maria Judy De Mello Ferreiro, Maria Nazaré Stevaux,

Tópico(s)

Animal and Plant Science Education

Resumo

Resumo A Sistemática Filogenética, especialmente quando discutida no contexto da Biogeografia, causou um enorme impacto no entendimento da biodiversidade. A classificação tradicional, incoerente com uma visão evolutiva do sistema vivo, tende a ser abandonada. A despeito da ampla aceitação científica, os novos conhecimentos são adotados tardiamente na formação acadêmica em Ciências Biológicas, e no Ensino Básico. O tratamento da Biodiversidade, mantido numa visão tradicional, reforça idéias equivocadas sobre a sistematização do universo biológico. Este trabalho criou e avaliou uma nova metodologia de ensino/aprendizado, com base na Sistemática Filogenética, para o Ensino de Zoologia no Ensino Médio. O objetivo maior foi possibilitar aos alunos o entendimento do universo vivo na dinâmica do processo evolutivo, habilitando-os a perceber a sua ordem natural e aproximando-os dos métodos que permitem resgatar a história da biodiversidade. Palavras-chave: Ensino, Zoologia, Filogenia.

Referência(s)