Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Análise de indicadores de produção científica e geração de conhecimento nas universidades estaduais paranaenses

2014; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 20; Issue: 43 Linguagem: Português

10.5335/rtee.v20i43.4595

ISSN

2318-8448

Autores

Carlos Eduardo Caldarelli, Claudia Perdigão, Márcia Regina Gabardo da Câmara, João Paulo Alves dos Santos, Solange de Cássia Inforzato de Souza,

Tópico(s)

Professional Masters Programs Analysis

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a contribuição das universidades estaduais para a produção científica e a oferta de ensino superior no estado do Paraná. Utilizaram-se diversas fontes de dados, dentre as quais, dados das próprias instituições; da base de dados do CNPq; Capes e do Censo do Ensino Superior, realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná (SETI). Os resultados apontam as universidades estaduais paranaenses como os principais atores na geração de produção científica, na oferta de ensino superior, bem como destacam que essas instituições concentram a maioria dos recursos humanos de alta qualificação no estado, em termos de ensino e pesquisa acadêmica. Também, pode-se concluir com este estudo que há diferenças entre as instituições estudadas, tanto na oferta de vagas quanto na produção científica a partir dos indicadores analisados, com destaque para os indicadores da UEL, UEM e Unioeste. Palavras-chave: Universidades. Produção científica. Ensino superior.

Referência(s)