Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A produção dos diferentes letramentos

2014; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s2176-45732014000200003

ISSN

2176-4573

Autores

João Wanderley Geraldi,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste texto questionamos o conceito de letramento, da "modernidade", observando-o como se fosse a nova teoria que vem para substituir o conceito de "alfabetização" e suas práticas, de modo a construir modos efetivos de inserção do sujeito no mundo da escrita. Utilizando-nos especialmente dos conceitos bakhtinianos de gêneros do discurso e também de ato responsável, a partir de enunciados concretos que exemplificam a prática docente atual, buscamos mostrar que o problema fundamental no ensino não está na mudança de nome de uma prática de ensino, mas tanto na mistura de duas realidades distintas quando se fala em diferentes níveis de letramento ou de diferentes letramentos, quanto na distribuição desigual dos bens culturais na sociedade.

Referência(s)