Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação e Contemporaneidade em Michel Serres

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/0103-7307201507615

ISSN

1980-6248

Autores

Maria Emanuela Esteves dos Santos,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

Foi em clima informal e de amistosa receptividade que o filo-sofo Michel Serres nos acolheu para dois dias de entrevista na Franca em janeiro de 2014. O primeiro deles em Paris, em um Cafe na Place de la Sorbonne; e o segundo em sua agradavel re-sidencia em Vincennes. A acolhida afetuosa foi muitas vezes rea-firmada em razao da simpatia pelo Brasil e pelos brasileiros, que o filosofo frequentemente evocava. Serres ressaltou, em muitos momentos, as lembrancas carinhosas que tinha do Brasil, do pe-riodo em que ele deu aulas em Sao Paulo, na decada de 1970; da cultura brasileira que ele muito apreciava; e dos amigos que ele cultivou aqui.Nascido em 1930, em Agen, no sul da Franca, cursou mate-matica na Escola Naval Francesa e filosofia na Escola Normal Superior de Paris, tendo sido aluno de Canguilhem. Defendeu em 1968 sua tese de doutorado sobre Leibniz e, nesse mesmo ano, participou da criacao da Universidade de Vincennes com Mi-chel Foucault, onde trabalhou como historiador das ciencias. No mesmo periodo, foi professor tambem na Universidade de Cler-mont-Ferrand. Pela impossibilidade de trabalhar com filosofia na Franca, aceitou ser professor nos Estados Unidos, onde atuou nas universidades de Baltimore, Buffalo, Nova York e, a partir de 1980 ate 2013, em Stanford. Autor de mais 60 livros publicados ao longo de 50 anos de trabalho, Serres ocupa, no entanto, uma posicao ambivalente no espaco publico e intelectual. Na tentativa de trabalhar a lingua como um poeta, sem, contudo, perder o rigor e a precisao dos sa-beres, a producao de Serres ou seus conceitos filosoficos seguem

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