Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Eventos artístico-culturais e participação da família na escola de educação infantil

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 29; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-46982013005000007

ISSN

1982-6621

Autores

Cinthia Magda Fernandes Ariosi,

Tópico(s)

Education and Technology Integration

Resumo

Eventos culturais que estimulam a participação da família na escola são a ideia central deste texto. Esses eventos são ReggioNarra (Reggio Emilia) e Cantiamo (Pistoia). O objetivo foi analisar a contribuição dessas atividades culturais para efetivação de uma prática participativa da família no cotidiano da escola. Nesse debate, foram utilizados os escritos de Campos (1998), Faria (1995), Corrêa (2006), Paro (2008), Malaguzzi (1971), Ghedini (1993) e Catarsi (2008), dentre outros referenciais. Os dados foram coletados, em 2009, por meio de entrevistas, depoimentos e pesquisa bibliográfica e documental. A amostra foi composta por pessoas envolvidas no processo de realização das atividades. As cidades estão localizadas na região norte da Itália. Os eventos foram preparados por toda a comunidade escolar e acontecem anualmente em espaços públicos dos dois municípios, atingindo toda a população. A participação familiar no ambiente escolar gera a participação cidadã e, consequentemente, propostas de políticas de valorização da infância pela municipalidade.

Referência(s)