
Precauções na adoção do método de estudo de caso para o ensino de administração em uma perspectiva epistemológica
2008; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 6; Issue: spe Linguagem: Português
10.1590/s1679-39512008000500006
ISSN1679-3951
AutoresAndré Gustavo Carvalho Machado, Antônio André Cunha Callado,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoApesar dos benefícios do método de estudo de caso como recurso pedagógico, cabe levantar algumas questões de ordem epistemológica em relação ao produto final dessa aprendizagem: a que tipo de aprendizagem ele leva? O que ensina? O que pode produzir? Tal método capacita para o entendimento de novas situações? De que natureza é a generalização? Para responder a essas questões, foi elaborado um ensaio teórico cujo objetivo é analisar, da perspectiva da produção do conhecimento, o método de estudo de caso para o ensino de administração. A conclusão é de que não se pode tomá-lo como uma panacéia diante de problemas intrínsecos à aprendizagem, tampouco acreditar que seu uso contínuo por si só seja suficiente para que os alunos possam produzir conhecimentos que os capacitem para entender situações que extrapolem as premissas contidas nos casos analisados.
Referência(s)