Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Para encantar, é preciso encantar-se: danças circulares na formação de professores

2010; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 30; Issue: 80 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622010000100004

ISSN

1678-7110

Autores

Luciana Esmeralda Ostetto,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A dança é uma forma ancestral de magia, invenção dos deuses que a ensinaram aos homens, diz-nos a mitologia hindu. Envolvido no mistério e movimento da dança, o dançarino pode encantar; porém, antes de tudo é preciso que encante a si mesmo. Não seria este também o caminho do professor? Fazer para si para poder fazer ou propor aos educandos, encantar-se para poder encantar; criar para poder seguir com as crianças a aventura da criação; ousar para poder encorajar? Nesta direção, a pergunta que percorre o presente artigo é assim formulada: como contribuir com o processo de encantamento dos professores, como alimentar a sensibilidade, nos percursos da formação universitária? Buscando respostas no processo de pesquisa, identifica-se na experiência com as danças circulares, tradição de diferentes povos, um profícuo caminho pelo qual aquele espaço de encantamento, de inteireza, de educação estética, igualmente, pode ser provocado.

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