Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE EMERGÊNCIA: PERCEPÇÃO DO USUÁRIO

2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5380/ce.v14i1.14269

ISSN

2176-9133

Autores

Inês Maciak, Juliana Vieira de Araújo Sandri, Fernanda Drech Spier,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

O Sistema Único de Saúde volta a sua atenção para a implantação do Programa Nacional de Humanização daAssistência Hospitalar. Este artigo tem como objetivo analisar o atendimento recebido, a satisfação e os problemasenfrentados na Unidade de Emergência do HUOP, segundo a percepção dos usuários ou familiares. Estudo qualitativo, decaráter descritivo e exploratório que utilizou um roteiro com perguntas semi-estruturadas e diário de campo para a obtençãodos dados da análise, identificados em duas categorias: 1) Logística no atendimento de enfermagem do pronto-socorro; 2)Assistência de enfermagem. Embora os resultados tenham mostrado deficiências na resolutividade da atenção básica àsaúde, na regulação/atendimento, estrutura física hospitalar e no ambiente de trabalho, os usuários e familiares considerarama assistência de enfermagem adequada por terem sido atendidos com atenção, carinho e eficiência.

Referência(s)
Altmetric
PlumX