
HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE EMERGÊNCIA: PERCEPÇÃO DO USUÁRIO
2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5380/ce.v14i1.14269
ISSN2176-9133
AutoresInês Maciak, Juliana Vieira de Araújo Sandri, Fernanda Drech Spier,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoO Sistema Único de Saúde volta a sua atenção para a implantação do Programa Nacional de Humanização daAssistência Hospitalar. Este artigo tem como objetivo analisar o atendimento recebido, a satisfação e os problemasenfrentados na Unidade de Emergência do HUOP, segundo a percepção dos usuários ou familiares. Estudo qualitativo, decaráter descritivo e exploratório que utilizou um roteiro com perguntas semi-estruturadas e diário de campo para a obtençãodos dados da análise, identificados em duas categorias: 1) Logística no atendimento de enfermagem do pronto-socorro; 2)Assistência de enfermagem. Embora os resultados tenham mostrado deficiências na resolutividade da atenção básica àsaúde, na regulação/atendimento, estrutura física hospitalar e no ambiente de trabalho, os usuários e familiares considerarama assistência de enfermagem adequada por terem sido atendidos com atenção, carinho e eficiência.
Referência(s)