
Design da página interativa na perspectiva da Semiótica Social
2012; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1518-76322012000200006
ISSN1982-4017
AutoresVilson J. Leffa, Gabriela Quatrin Marzari,
Tópico(s)Digital Communication and Language
ResumoO uso dos computadores no ensino e aprendizagem de línguas, ao mesmo tempo em que pode tornar mais interessante o trabalho do professor, tem também exigido o domínio de novos conhecimentos nem sempre fáceis de serem adquiridos. O objetivo deste texto é refletir sobre a página digital como espaço de interação propício à aprendizagem. Para isso, faz-se um retrospecto da página impressa e mostra-se que ela tem um peso muito grande sobre o desenvolvimento da página digital, o que leva à necessidade de se fazer uma distinção entre a página digital, essencialmente estática, e a página digital interativa, essencialmente dinâmica. Enquanto a página impressa e a digital têm leitores, que se posicionam externamente, a página interativa tem participantes, que se posicionam internamente, em imersão total. Acredita-se que a compreensão e a exploração dos recursos da página interativa podem trazer uma contribuição importante para um ensino de línguas mais eficiente.
Referência(s)