
Diferenças de sexo em uma habilidade cognitiva específica e na produção científica
2014; Universidade de São Francisco; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1413-82712014019003010
ISSN2175-3563
AutoresLuciana Sampaio Braga, Carmen Flores-Mendoza, Sabrina Martins Barroso, Renata Silva Saldanha, Mariana Teles Santos, Cláudia Terumi Akama, Michele Cristiane Reis,
Tópico(s)Creativity in Education and Neuroscience
ResumoO presente estudo visou investigar dois aspectos relacionados às diferenças de sexo: o desempenho de universitários no teste Matrizes Progressivas de Raven-Escala Avançada e a análise da autoria por sexos de artigos publicados em revistas de impacto. Para tanto, avaliou-se o desempenho de 547 estudantes de diferentes cursos universitários e contabilizou-se a autoria principal de 12.797 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais no período de 2000 a 2010. Os resultados mostraram diferenças significativas a favor do sexo masculino no teste Raven para a amostra geral e para os cursos de Engenharia, Medicina e Psicologia. Na análise da produtividade científica, constatou-se predominância de autoria principal do sexo masculino para três áreas do conhecimento (Humanas, Biológicas e Exatas). Os resultados sugeriram diferenças na especialização cognitiva entre os sexos, que podem ser expressas tanto nas habilidades de raciocínio visuoespacial quanto na produção científica.
Referência(s)