Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Diferenças de sexo em uma habilidade cognitiva específica e na produção científica

2014; Universidade de São Francisco; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1413-82712014019003010

ISSN

2175-3563

Autores

Luciana Sampaio Braga, Carmen Flores-Mendoza, Sabrina Martins Barroso, Renata Silva Saldanha, Mariana Teles Santos, Cláudia Terumi Akama, Michele Cristiane Reis,

Tópico(s)

Creativity in Education and Neuroscience

Resumo

O presente estudo visou investigar dois aspectos relacionados às diferenças de sexo: o desempenho de universitários no teste Matrizes Progressivas de Raven-Escala Avançada e a análise da autoria por sexos de artigos publicados em revistas de impacto. Para tanto, avaliou-se o desempenho de 547 estudantes de diferentes cursos universitários e contabilizou-se a autoria principal de 12.797 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais no período de 2000 a 2010. Os resultados mostraram diferenças significativas a favor do sexo masculino no teste Raven para a amostra geral e para os cursos de Engenharia, Medicina e Psicologia. Na análise da produtividade científica, constatou-se predominância de autoria principal do sexo masculino para três áreas do conhecimento (Humanas, Biológicas e Exatas). Os resultados sugeriram diferenças na especialização cognitiva entre os sexos, que podem ser expressas tanto nas habilidades de raciocínio visuoespacial quanto na produção científica.

Referência(s)