
Modelo de Outsourcing para gestão da oferta e operação de serviços de TI: múltiplos casos de aplicação
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0104-530x2013000100016
ISSN1806-9649
AutoresGilmar Souza Santos, Fernando Celso de Campos,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente trabalho discute uma proposta de melhoria nos processos de oferta e operação de serviços de tecnologia da informação (TI), sob a visão do provedor externo. Embora existam modelos do mercado para esta finalidade, a relação entre processos, ciclo de vida e as práticas da oferta e operação de serviços de TI, como também uma visão prescritiva, não tem sido objeto de pesquisa, o que o presente estudo, de natureza pesquisa-ação, busca investigar. Percebe-se no decorrer do estudo que os modelos de melhoria de processos disponíveis atendem aos fatores críticos para o sucesso de um relacionamento de outsourcing de TI. Falta, porém, integrá-los e adequá-los de forma a serem utilizados de forma efetiva. Por meio de um modelo integrado de práticas, métodos quantitativos, matrizes de relacionamentos e de três estudos de casos, algumas propostas são apresentadas e discutidas como contribuições para a gestão da oferta e operação.
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