
Patronagem, clientelismo e redes clientelares: a aparente duração alargada de um mesmo conceito na história política brasileira
2006; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0101-90742006000100011
ISSN1980-4369
Autores Tópico(s)Sociology and Education in Brazil
ResumoO texto reflete sobre a reiteração do fenômeno do clientelismo na história política brasileira. Discute-se de forma crítica com a historiografia a aparente duração alargada desse fenômeno desde o período colonial à história republicana. O ponto fundamental, não obstante, é a percepção do que ao longo do tempo vai se diferenciando nessas relações, de maneira que preserve o essencial de sua função política ante um contexto político, social e econômico marcadamente assimétrico. Duas dimensões de análise, por fim, são sugeridas para se acompanhar essa diferenciação do fenômeno clientelístico ao longo do tempo, as formas da racionalidade econômica e da cultura política.
Referência(s)