Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aprendizagem da docência: um estudo com professores do curso pré-vestibular da UFSCAr

2010; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5212/olharprofr.v.13i1.0008

ISSN

1984-0187

Autores

Alessandra Cardoso de Moraes,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Trata-se, este artigo, de uma investigação sobre o processo de aprendizagem da docência de sete professores licenciados e não licenciados do Curso Pré-Vestibular da Universidade Federal de São Carlos (CPV), com o objetivo de analisar as aprendizagens construídas pelos professores no exercício da docência. Apoia-se em estudos sobre a formação de professores, concebendo que a aprendizagem da docência ocorre num continuum por meio da reflexão, na e sobre a ação pedagógica e seu contexto. Foram realizados questionários e entrevistas focalizando como os professores percebem a própria prática. Os resultados mostram que os professores modulam o ensino de acordo com as demandas dos alunos e a análise da experiência vivida ao se envolverem em espaços que, devido à forma de gestão e organização que caracteriza o CPV, extrapolam o âmbito da sala de aula.

Referência(s)