
GEOMETRIA E ARITMÉTICA COMBINAM COM EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU?
2014; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 6; Linguagem: Português
10.15628/holos.2013.719
ISSN1807-1600
AutoresFrancisco Quaranta, Emanuel Gomes Lourenço, Aluízio Santos Alves, Isaías Sousa Mendonça de Medeiros,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoQuando falamos em equação do segundo grau, é imediata a associação com a fórmula geral atribuída erroneamente à Bháskara no Brasil. Isto se deve ao uso exagerado e, muitas vezes, exclusivo dessa fórmula. O objetivo desse trabalho é incentivar e discutir a relevância e a abrangência de outros métodos de resolução de equações do segundo grau que atualmente tem sido deixado de lado pela maioria dos professores brasileiros, tais como: um método geométrico presente em “Os Elementos” de Euclides, o completamento de quadrados (onde demonstraremos a fórmula geral através do raciocínio geométrico – adição de áreas) e o método da soma e produto (no qual apresentaremos um artifício que amplia o seu uso para raízes fracionárias).
Referência(s)