Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O caráter funcional do abandono do trabalho docente na Educação Física na dinâmica da cultura escolar

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 38; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5902/198464447269

ISSN

1984-6444

Autores

Santiago Pich, Pedro Augusto Schaeffer, Lucas Prado Carvalho,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464447269 Este trabalho situa-se no campo de estudos da cultura escolar, focalizando a cultura escolar da Educação Física. O conceito de cultura escolar tem sido uma importante chave de leitura teórico-metodológica para a compreensão internalista do dia-a-dia escolar, possibilitando des-velar suas tramas e estratégias, a partir de focalizar a interação dos atores da instituição escolar. Temos como objetivo compreender o caráter funcional do abandono do trabalho docente da Educação Física para a dinâmica da cultura escolar. Realizamos o trabalho de campo através de pesquisa etnometodológica em uma escola municipal de Curitiba –PR, utilizando como instrumentos para a coleta de dados o diário de campo e a entrevista biográfica. Observamos aulas de Educação Física das turmas do quarto e quinto ano do ensino fundamental. Ao final dos estudos, constatamos que o abandono do trabalho docente na Educação Física se torna funcional para a cultura escolar existente, sendo esse abandono sustentado pelos diferentes atores da comunidade escolar (professores, alunos e direção do colégio).

Referência(s)