Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Expressão de competências de liderança e aprendizagem no trabalho

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1413-294x2014000300001

ISSN

1678-4669

Autores

Maria Paula Beatriz Estellita Lins, Jairo Eduardo Borges‐Andrade,

Tópico(s)

Human Resource Development and Performance Evaluation

Resumo

O estudo teve como objetivo testar horas de treinamento e utilização de estratégias de aprendizagem no trabalho como variáveis preditoras da expressão de competências de liderança dentre gestores de equipes. Liderança foi definida como o processo pelo qual o gestor e sua equipe interagem de forma ética e se influenciam mutuamente para alcançar objetivos comuns. Participaram do estudo 377 gestores de três órgãos da Administração Pública Federal, que responderam escalas para mensurar estratégias de aprendizagem e competências de liderança, submetidas a análises fatoriais para validação psicométrica. Procedimentos de regressão múltipla foram realizados para testar as hipóteses propostas. Quatro estratégias de aprendizagem (busca de ajuda interpessoal, aplicação prática, reflexão intrínseca e extrínseca, busca de ajuda em material escrito) foram preditoras para competências de liderança. Não houve relação de predição entre horas de treinamento e a variável critério. Os resultados favorecem questionamentos sobre o investimento em treinamentos gerenciais.

Referência(s)