Artigo Acesso aberto Produção Nacional

As Geometrias Esférica e Hiperbólica em Foco: sobre a Apresentação de alguns de seus Conceitos Elementares a Estudantes do Ensino Médio

2015; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 29; Issue: 51 Linguagem: Português

10.1590/1980-4415v29n51r03

ISSN

1980-4415

Autores

Wanderley Pivatto Brum, Elcio Schuhmacher, Sani de Carvalho Rutz da Silva,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Tradicionalmente, os conhecimentos geometricos abordados em sala de aula se restringem as relacoes logicas e construcoes de simbolos advindos de uma Geometria dedutiva e axiomatica, estabelecida na Grecia ha cerca de 2700 anos e conhecida, hoje, como Geometria Euclidiana. No entanto, ao observar a superficie terrestre com sua forma elipsoidal, as montanhas, as ondas do mar e tantos outros objetos encontrados na natureza, evidenciam-se as dificuldades de construir alguns conceitos no campo da Geometria sustentados por nocoes primitivas como de reta, ponto e plano. Nas duas ultimas decadas, houve uma intensa discussao nos meios educacionais por parte de pesquisadores como, por exemplo, Kalleff (2004), Cabariti (2006), Alves (2008), Bongiovani (2010), Carvalho e Carvalho (2011), Cedrez (2012), Leivas (2012) e Martos (2012) sobre a inclusao, nos bancos escolares, de conteudos advindos da Geometria nao Euclidiana, como as Geometrias Esferica e Hiperbolica, considerados adequados a formacao de estudantes para o seculo XXI, em decorrencia dos avancos teoricos da Matematica e da Computacao. Dessas discussoes emergiram alguns questionamentos: o ensino da Geometria nao Euclidiana e um tema distante da realidade dos estudantes? O modelo geometrico para representar o planeta Terra abordado nas aulas de Geografia e Matematica e um plano, uma

Referência(s)