
O protagonismo Paiter Suruí no cenário educacional indígena: elementos para um diálogo possível de interculturalidade
2014; Volume: 13; Issue: 38 Linguagem: Português
10.4067/s0718-65682014000200012
ISSN0718-6568
AutoresChicoepab Suruí, Almir Narayamoga Suruí, Ivaneide Bandeira Cardozo, Emílio Sarde Neto, Adnilson de Almeida Silva,
Tópico(s)Indigenous Studies in Latin America
ResumoO artigo propoe discutir os tipos de mudanca da percepcao que o povo indigena Paiter Surui obteve a partir do processo de desenvolvimento economico nos estados de Rondonia e Mato Grosso (ambos na Amazonia Legal brasileira) a partir de sua experiencia vivida e do estabelecimento de relacoes com o mundo nao indigena no uso do valor economico de seu territorio, isto e, utilizando-se de tecnicas de dialogos entre dois conhecimentos, o proprio e o cientifico. O desenvolvimento da Amazonia contribuiu de forma significativa para a mudanca na estabilidade economica da etnia, seja com a influencia sobre a comercializacao da madeira, do extrativismo mineral e vegetal, do agronegocio e da introducao de novos valores culturais, sociais e politicos. Parte-se daqui que e quase impossivel o retorno de certas praticas verificadas nos modos de vida indigenas antes do contato, no entanto, e necessario dialogar com esse encontro. Desse modo, pretende-se debater os desdobramentos que as atividades socioeconomicas trouxeram para esses povos, bem como de iniciativas e perspectivas relacionadas a projetos que se relacionam ao exercicio das praticas e do etnoconhecimento como ferramentas indispensaveis ao processo de permanencia cultural e de sobrevivencia fisica e territorial – a educacao para os Paiter Surui e um dos pilares estrategicos que possibilitara a aquisicao de novos conhecimentos, a ampliacao de seus direitos e a conquista plena da cidadania.
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