Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aprendendo a ser psicoterapeuta

2004; Conselho Federal de Psicologia; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1414-98932004000100003

ISSN

1982-3703

Autores

Elizabeth Amelio Faleiros,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

Este estudo investiga, na perspectiva de Jacob Levy Moreno, a concepção que alunos de Psicologia têm sobre o que é ser psicoterapeuta, quais elementos são necessários para o desenvolvimento dessa tarefa e os fatores impeditivos para realizá-la. Propõe formas de soluções para o desempenho daquela função, favorecendo a reflexão sobre a importância dessa tarefa e a responsabilidade do profissional junto ao paciente. A metodologia utilizada é a qualitativa, pois esta permite abordar dimensões da subjetividade dos sujeitos. Os resultados revelam que os alunos possuem em sua concepção os alicerces básicos, cujos indicadores são apontados por Moreno e por outros autores, percebem os requisitos básicos que constituem a essência do papel de terapeuta, evidenciam críticas realistas sobre os fatores limitadores e sugerem ações pedagógicas para minimizá-los.

Referência(s)
Altmetric
PlumX